English
Cremerj 52100564-2

MÉIER
Tels: (21) 2597-7800 | 2592-9631 | 99963-7733

IPANEMA
Tels: (21) 2540-8000 | 2529-8960 | 99524-8661

Informações e agendamento
de Catarata

(21) 99638-2483

 

A A A

CIRURGIA DE Catarata

Olho com catarata
Olho com catarata

A cirurgia da catarata através da moderna técnica da facoemulsificação permite a recuperação imediata da visão da grande maioria dos pacientes.

Catarata é a denominação dada a qualquer opacidade do cristalino. O cristalino é a lente natural que nós temos dentro do olho. É a maior causa de cegueira tratável nos países em desenvolvimento e seu único tratamento é cirúrgico.

No Brasil temos aproximadamente 1.5 milhões de cegos por catarata e são realizadas em torno de 350 mil cirurgias de catarata por ano. As queixas mais freqüentes dos pacientes com catarata são: diminuição da acuidade visual, sensação de visão “nublada ou enevoada”, sensibilidade maior à luz, alteração da visão de cores, mudança freqüente dos óculos. Ao indicar a cirurgia, serão necessários exames oftalmológicos complementares, essenciais no planejamento cirúrgico e pesquisa de doenças associadas.

A moderna cirurgia da catarata consiste na substituição do cristalino natural opacificado por uma lente intraocular artificial transparente que pode, inclusive, ter o grau necessário para corrigir o vício de refração (grau dos óculos ou lentes de contato) do paciente; através da técnica da facoemulsificação. Esta é uma técnica bastante segura, propicia menor número de complicações; a recuperação visual é quase imediata, além de permitir que a cirurgia seja indicada precocemente. Quanto mais cedo for feita a cirurgia, mais seguro e rápido será o procedimento e mais rápida a reabilitação visual.

olho com a lente implantada
Ao final da cirurgia, olho com a lente implantada
A facoemulsificação é a técnica através da qual, por uma microincisão de apenas 2,2 milímetros, o cristalino opacificado é fragmentado e então aspirado pelo facoemulsificador (aparelho que utiliza ondas de ultra-som).

A cirurgia dura em média 20 minutos, embora os preparativos exijam um tempo adicional.

Na grande maioria dos casos a cirurgia é realizada com anestesia tópica (gotas anestésicas). O paciente é internado sob o regime dayclinic (internação de curta permanência, com alta poucas horas após a cirurgia).

A cirurgia é indicada quando a qualidade de vida do paciente está comprometida, ou seja, quando existem limitações para a realização de atividades habituais.

Pesquisas recentes relacionam uma melhoria na qualidade de vida dos pacientes submetidos à cirurgia de catarata, pois correlacionam a reabilitação visual com a diminuição dos sintomas de depressão (“ Veja bem, viva melhor”), pois o paciente volta aos seus hábitos de leitura, andar na rua, ir ao cinema, fazer atividades manuais, ou seja, permite que o paciente faça com conforto tudo o que a falta de visão o privou de fazer. Após a cirurgia da catarata bem sucedida, a auto estima do paciente aumenta e ele brevemente volta às suas atividades sociais.

Desde a fundação do Instituto de Olhos Dr. Rogério Horta até hoje, mais de 14.000 cirurgias de catarata já foram realizadas pelo Dr. Rogério Horta.

Simulador Virtual de Catarata
Acesse aqui simulador virtual da cirurgia de catarata e da visão pós cirurgia com a lente intraocular monofocal e com a lente intraocular difrativa multifocal.

Fatores que influenciam o sucesso da cirurgia da catarata:
-
  • Capacidade técnica e experiência do cirurgião.
- O cirurgião estar atualizado participando de congressos no Brasil e no exterior.
- Capacidade técnica e experiência do anestesista e da equipe de enfermagem.
- Anestesista e equipe de enfermagem em constante atualização participando de congressos no Brasil e no exterior.
- Utilização de materiais e medicamentos de qualidade de laboratórios conceituados no mercado.
- Equipamentos de última geração aliados à competência da equipe médica que sabem utilizá-los com eficácia (pois os aparelhos por si só não fazem nada). Como por exemplo:

- Biômetro IOL Master – permite o cálculo mais preciso da lente intraocular.
- Facoemulsificador Infiniti com ponteira torsional – permite melhor controle da câmara anterior durante a cirurgia. E com a utilização da técnica de micro-incisão de 2,2mm – resulta em menor edema, induz a menos astigmatismo pós operatório e conduz a uma reabilitação visual mais rápida.

- Indicação da lente intraocular mais apropriada para o caso. Estar apto a indicar as LENTES PREMIUM (lentes difrativas que proprocionam visão para longe e perto, lentes tóricas que corrigem o astigmatismo pré operatório e lentes monofocais asféricas que proporcionam melhor sensibilidade ao contraste e melhor visão que as lentes esféricas).
- Preparo do centro cirúrgico e materiais esterilizados dentro das normas da ANVISA e com rígido controle pela CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar).
- Planejamento da cirurgia personalizada: indicando o preparo pré operatório, técnica a ser utilizada, a melhor lente intraocular e o acompanhamento do pós operatório.
- Comprometimento de toda equipe com o melhor resultado.

Aqui, no Instituto de Olhos Dr. Rogério Horta temos o compromisso com o paciente de seguir todos os itens acima e assim poder proporcionar o melhor resultado possível da cirurgia de catarata.

Dr. Rogério Horta - cirurgião oftálmico



ARTIGOS ATUAIS SOBRE CIRURGIA DA CATARATA

Endereço

IPANEMA - (Estacionamento no local)
Rua Garcia D'Avila, 64 - Grupo 405
22421-010 - Rio de Janeiro - RJ
Tels: (21) 2540-8000 | 2529-8960 |
99524-8661

MÉIER - (Edifício Mesbla)
Rua Dias da Cruz, 155 - Grupo 608
20720-010 - Rio de Janeiro - RJ
Tels: (21) 2597-7800 | 2592-9631 |
99963-7733

Associações

© 2014 Dr. Rogério Horta - Todos os direitos reservados |

Seu Site na Internet